Softwares para Automação de Bibliotecas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BIREME irá lançar sistema de automação de bibliotecas

Ir para baixo

07102009

Mensagem 

BIREME irá lançar sistema de automação de bibliotecas Empty BIREME irá lançar sistema de automação de bibliotecas




Sistema ABCD / ISIS é avaliado por especialistas em Buenos Aires
Fonte: http://a-informacao.blogspot.com/2009/10/bireme-ira-lancar-sistema-de-automacao.html

O desenvolvimento cooperativo do sistema ABCD (Administração de Bibliotecas e Centros de Documentação) da família ISIS de software teve um impulso notável com a realização da segunda oficina de avaliação técnica que ocorreu em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 1º e 4 de setembro de 2009. O evento contou com a participação de especialistas da América Latina e Europa. A primeira oficina foi realizada em Bruxelas, Bélgica entre os dias 17 a 27 de março de 2009.

O ABCD é um sistema orientado à automação online na Web dos processos, fluxos de trabalho, funções, produtos e serviços de informação de bibliotecas, centros de documentação e informação. O ABCD pertence à família ISIS de software para o armazenamento e recuperação de informação textual e estruturada, com foco em fontes de informação bibliográficas e serviços associados. É multilíngue, generalizado e configurável, com capacidade de atender a automação de todo tipo de biblioteca e centros de documentação.

O desenvolvimento, manutenção e distribuição do ABCD seguirão a modalidade de software livre e aberto, sob a coordenação do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), apoiado pelo Consórcio de Universidades de Flandres (VLIR/UOS - Flemish University Development Co-Operation), no contexto do projeto Docbiblas (Development of and Capacity Building in ISIS Based Library Automation Systems) e da comunidade ISIS de usuários e desenvolvedores.

O projeto conta com a colaboração voluntária de mais de 40 profissionais de 18 países, usuários do software ISIS, que foi originalmente desenvolvido e mantido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) nos anos 60 e posteriormente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Na década de 80 a BIREME passou a cooperar estreitamente com a UNESCO no desenvolvimento da versão ISIS para microcomputadores, com destaque para o desenvolvimento da biblioteca CISIS e dos sistemas ISIS para a Web.

O sistema ABCD integra aplicações para a automação online de funções de criação e gestão de bases de dados com protocolos abertos de interoperabilidade na web, catalogação de documentos de uma coleção, importação e exportação de registros, aquisições, módulos básico e avançado de empréstimos, estatísticas, controle de publicações seriadas, criação, configuração e gestão de sites online, catálogo público online com sistema de busca avançado.O projeto ABCD foi apresentado publicamente pela primeira vez por ocasião do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS8), no Rio de Janeiro, em setembro de 2008.

A proposta da versão 0.1 foi aprovada pelos mais de 150 participantes presentes, representando 31 países de quatro continentes. O passo seguinte foi a publicação pela BIREME, no mês de agosto de 2009, da versão 0.8.5.Para análise do estado do sistema a partir da versão de agosto, a BIREME promoveu a oficina de especialistas na Argentina, cuja organização foi liderada pela Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEA) da Argentina, instituição onde foi realizado o primeiro lançamento mundial de Micro Isis 1.0 em 1985, com a cooperação de outras instituições nacionais e internacionais.A oficina concluiu com recomendações sobre as linhas de ação e prioridades de desenvolvimento, com o objetivo de chegar à versão 1.0 (beta) no final de outubro. A expectativa é que a versão completa 1.0 seja lançada em dezembro 2009.

Boas notícias não?!?!
cheers
Administrador
Administrador
Admin

Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Itabira, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos