Softwares para Automação de Bibliotecas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conversão da base de dados do PHL para Marc21

Ir para baixo

18062019

Mensagem 

Conversão da base de dados do PHL para Marc21 Empty Conversão da base de dados do PHL para Marc21




Olá pessoal!

Gostaria de compartilhar mais uma experiência com vocês sobre o PHL. Agora a respeito de exportação e importação de dados.

A instituição onde trabalho está mudando de sistema: do PHL para o SIGAA da UFRN. Com isso, precisaremos realizar a transferência dos dados via importação. O SIGAA utiliza o MARC21, e para se comunicar com os dados exportados do PHL é preciso uma conversão desses dados. Essa conversão, é possível utilizando-se do software Marc Edit desenvolvido por Terry Reese. Sei disso, graças ao tutorial desenvolvido pelo Dr. Fabrício Assumpção e disponibilizado em seu blog http://fabricioassumpcao.com.

Pois bem, mesmo seguindo o tutorial do Fabrício, mesmo assim obtive problemas. Então, é essa minha experiência que quero compartilhar com vocês! Vou direto ao ponto onde tive problemas.

Quem estiver interessado no assunto, consulte os recursos necessários em http://fabricioassumpcao.com/conversao-de-phl-para-marc-21 (precisará baixar a folha de estilo para XML em http://docs.fabricioassumpcao.com/phl2marc21-1-2.xsl e a versão mais recente do MarcEdit em http://marcedit.reeset.net) e o tutorial ilustrado em http://docs.fabricioassumpcao.com/conversao-de-phl-para-marc-21-v-1-2.pdf, arquivos que também disponibilizarei neste post.

Conforme o passo-a-passo do tutorial do Fabrício, após salvar o documento “registrosPHL.xml” com os registros de catalogação do PHL; Instalar o MarcEdit; Inserir da folha de estilo “phl2marc21-1-2.xsl” (criada e fornecida pelo Fabrício) no MarcEdit; obtive problemas no passo “Conversão: PHL para MARC 21”, que resultaria no arquivo “registrosMARCXML.xml”. O MarcEdit até consegue criar o arquivo “registrosMARCXML.xml”, mas ao abri-lo, perceberá que ele estará vazio, ou com registros incompletos.

Isso aconteceu devido a erros na inserção de dados no próprio PHL, na catalogação. No meu caso, em alguns campos utilizava tags HTML para apresentar links, por exemplo, aos usuários. Os principais erros eram tags não fechadas, aspas mal utilizadas, caracteres como “<” ou “>” isolados, etc.

Na conversão PHL para Marc21, o MarcEdit apresentava erros conforme imagem abaixo. Esses erros são apresentados posicionando o mouse na área da imagem identificada como “Indicação do Erro”.

Link da imagem maior https://ap.imagensbrasil.org/image/r81F7H
Conversão da base de dados do PHL para Marc21 ErroMarcEdit1.md

Através da identificação do erro e de onde ele se encontra (linha indicada na imagem acima na área sinalizada como “Descrição do erro com a linha de ocorrência”) no arquivo “registrosPHL.xml” você poderá corrigi-los, utilizando o software “Notepad++”, disponível para download gratuito em https://notepad-plus-plus.org. Através desse software você poderá localizar a linha facilmente, conforme prints abaixo:

Link da imagem maior https://ap.imagensbrasil.org/image/rdk7UX
Conversão da base de dados do PHL para Marc21 PrincNotepad-IrLinha_1.md

Link da imagem maior https://ap.imagensbrasil.org/image/rdkMcI
Conversão da base de dados do PHL para Marc21 PrincNotepad-IrLinha_2.md

Resolvendo linha por linha, até o MarcEdit não apresentar nenhum erro, você poderá ver que o documento “registrosMARCXML.xml” estará finalizado e completo.

É isso então pessoal. Qualquer dúvida respondam a esse post para podermos ajuda-los, será um prazer!

Abraço a todos!
Administrador
Administrador
Admin

Mensagens : 71
Data de inscrição : 04/09/2009
Localização : Itabira, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos